Institucional


O De Criança Para Criança é Atividade Educacional que tem como principal objetivo dar voz às crianças, criando um diálogo direto, transformando a produção cultural e artística em desenho animado, ou seja, as crianças participam da construção de um episódio, criando a história, pensando nas mais diversas temáticas, escrevendo o roteiro, desenhando, fazendo a locução narrativa e utilizando a tecnologia.

O De Criança para Criança permite ao aluno, através de sua plataforma colaborativa, a produzir texto multimodal, uma vez que trabalha as modalidades verbal, escrita, plástica, visual, gestual e sonora, por meio de atividades lúdicas e significativas.

A plataforma colaborativa do De Criança para Criança, chamada Criando Juntos, permite aos alunos do Ensino Infantil e aos alunos dos anos iniciais Fundamental, aprimorarem as competências e habilidades necessárias para o exercício da criação, do ineditismo autoral e da cidadania, somando aprendizados que contribuirão para a formação de pessoas colaborativas, autônomas, criativas, inovadoras e éticas.

Entenda passo a passo os diferenciais e as contribuições da plataforma De Criança para Criança no espaço educacional.

 

TECNOLOGIA

ESCRITA

LEITURA

ORALIDADE

CRIANÇA

É a linguagem dos nativos digitais. Nesse caso, seus desenhos saem da representação estática e ganham mobilidade.
Desenho, texto, narrativa e efeitos especiais, libertam o desenho da prisão do papel

O lápis é uma varinha de condão. Com ele cria-se mundos, personagens, seres encantados, histórias fascinantes. Dá-se a vida, cria-se a fantasia. Escrever é puro prazer. Uma história faz pensar em outra. Uma boa personagem merece participar de novos episódios. Nascem heróis.

O mundo do encantamento, ser levado a conhecer seres estranhos, personagens surpreendentes. A leitura é via de acesso a mundos fantásticos ou mundos onde pessoas aprendem a conviver melhor. Posso escrever minhas ideias, mas posso também ler e conhecer ideias de outros.

A vontade e a dedicação para treinar a leitura oral até ter certeza de que os telespectadores gostem de ouvir uma boa história.
Isso existe?
Na plataforma, para ver um texto bem narrado, de forma dramatizada, o fazer muitas vezes é quase uma brincadeira.
As habilidades criadas na plataforma são para sempre.

EDUCADOR

Os desenhos produzidos por crianças ganham vida nas telas da plataforma digital.
Com a ciência da publicação e divulgação na rede, os cuidados com o traçado, com a pintura, com o detalhamento da representação plástica, ganham cuidado e qualidade.

Produzir textos é um dos desafios da escola. Ganham justificativas quanto ao:
- para quem;
- por quê;
- como.
Ligados à Rede, promovem avanços significativos no domínio da escrita dos alunos em curto espaço de tempo.

Ler para o outro e demonstrar compreensão. Saber utilizar a leitura oral dramatizada para envolver o telespectador. E a atenção para que a narrativa oral do texto agrade ao autor, ao narrados e ao telespectador, renovando a disposição para fazer, rever, refazer e insistir, até ganhar qualidade irreparável para a faixa etária.

Preparar a leitura oral para ser gravada e divulgada exige dedicação para cuidar do tom, volume da voz e clareza na pronúncia. A necessária repetição para o aprimoramento da pronúncia traz ganhos para os textos postados na plataforma e também para quaisquer outros textos. Há um ganho no refino da habilidade oral da criança.

A BNCC

Reconhece a tecnologia como recurso para ampliar as fronteiras de divulgação de texto e imagem, tornando-os mais atrativos aos olhos do leitor.

Aplica corretamente a revisão ortográfica, com ou sem a ajuda do professor. Elabora e escreve textos, respeitando as regras do registro da língua materna e normas de pontuação. Participa da elaboração de textos coletivos.

Localiza informações explícitas em diferentes textos. Percebe assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros, usando estratégias de compreensão.

Utiliza a oralidade de maneira respeitosa com o interlocutor, conhecendo as regras de cortesia.Relaciona fala e escrita, tendo em vista a apropriação do sistema de escrita e as variantes linguísticas.

 

CRIATIVIDADE

DESENHOS

VALORES

EXPERIÊNCIA COLABORATIVA

EMPREENDER CONTEÚDO

CRIANÇA

A oportunidade de inventar novos mundos, e ao mesmo tempo, aprender a encontrar um modo de mostrar como podemos aprender com as diferenças entre as pessoas. Usar imagem e texto para ajudar a vencer o preconceito. Usar a criatividade em função de muitos.

A folha de papel, uma boa ideia, os traçados, as cores, a busca por mais capricho e precisão nos traços. Parece chato? Não! É puro prazer, uma vez que o que está sendo feito irá correr o mundo e ganhar vida com a ajuda da tecnologia.

O amigo de todos é aquele que aprende a acolher e a conviver. Valorizar escolhas que revelem respeito, solidariedade, cuidado, acolhimento e simplicidade.
Tudo isso está em formato de desenho produzido por crianças para ilustrar suas histórias.

O desenho e a escrita feitos juntos. Aprender a escrever, a desenhar, a narrar uma história, mesmo que a ideia seja de outra criança. Colaborar com uma das partes da produção. Colaborar é fazer junto para ver a história pronta e publicada para todo o planeta. Aprender a fazer, fazendo.

O que incomoda, o que precisa ser dito, o que precisa ser ensinado, o que precisa fazer a gente a pensar. Observar necessidades, produzir histórias e publicar na plataforma é um caminho para dividir muitos pensamentos e possibilidades com pessoas dos mais variados lugares do planeta.

EDUCADOR

Desenvolver criatividade exige trabalho, dedicação para conhecer diferentes técnicas, recursos e desenvolvimento de novas habilidades.
A participação em uma plataforma colaborativa instrumentalizará a criança para utilizar sua criatividade em outras circunstâncias, onde o texto, a expressão plástica, o som e a imagem estarão interligadas.

Contar histórias, registrar sentimentos, utilizar a linguagem que traduza em imagens a forma de pensar e sentir do aluno.
O desenho deve ser visto como linguagem e assim deve ser tratado pela criança que a utiliza, e pelo adulto que a orienta por meio de técnicas que promovam sua compreensão, clareza e intencionalidade.

Trabalhar com valores sem didatizar ou tratá-los de forma artificial. Os valores são trabalhados nos contextos da emergência das situações cotidianas que são relatadas pelos alunos. Situações reais são dadas à reflexão e novas ações são propostas. Porque trabalhar valores exige-se tempo para pensar e entender o que mudar.

Saber fazer é importante. Saber fazer junto e de maneira colaborativa torna-se um desafio dobrado. É essa a experiência proposta pela plataforma.
A divisão de tarefas por demanda leva à experiência da escolha e também ao compromisso gerado pela necessidade.
Descobrir que o fazer junto dá trabalho e, reconhecer que o ganho de qualidade dá prazer.

Aprender a produzir conteúdos que gerem uma reflexão. Que por sua vez, leva a uma interferência social que busque contribuir para uma melhor convivência entre as pessoas. Isso é sair da esfera do escrever para a esfera do empreender conteúdo. Ideias que transcendem o registro do texto para carregar a necessidade de mudança de postura gerada pela reflexão.

A BNCC

Expressar ideias, sentimentos, opiniões por meio de desenhos, textos e som.

Analisar os elementos que compõem as imagens.
Descrever imagens.
Expressar opinião sobre as imagens.
Desenhar de acordo com propostas feitas.

Expressar oralmente seus desejos, sentimentos, ideias e pensamentos.

Analisar e reconhecer que as pessoas têm diferentes pontos de vista. Com isso, propõe a convivência respeitosa e equânime.

Criar episódios que possibilitam descrever como podem participar da vida social, por exemplo, tratando de crianças portadoras de alguma deficiência.

Saiba mais sobre a relação do De Criança Para Criança com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

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